top of page

Biodiversidade

 

 

  • A vida apareceu há cerca de 3500 Ma. No início a formas de vida era extremamente simples, e com o tempo evoluíram. Existem dois tipos de células Eucariotas (com estruturas membranares) e Procariotas (sem estruturas membranares). Houve uma grande evolução de seres unicelulares para seres multicelulares, de reprodução assexuada para sexuada, originando uma grande diversidade biológica.

 

  • A biosfera é a camada superfícial onde habitam todos os seres vivos na terra, incluindo as relações entre os diferentes subssistemas seres vivos. Pode-se dividir em diversidade ecológica (diversidade  de biomas), diversidade de espécies (em diferentes habitats), diversidade genética entre populações. A biodiversidade é uma propriedade fundamental da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. 

 

  • A biodiversidade refere-se à riqueza de diferentes seres e à abûndacia relativa desses mesmos seres.

 

Os biomas são um dos grandes ecossismas, caractrizado pelo clima e solo,  que determinam a vegetação e os seres vivos. Por Odem de latitudes ordenam-se da seguinte forma:

 

Polar>Taiga>Tundra>Temperado>Tropical>Savana>Deserto

 

Um ecossistema é a comunidade de espécies vegetais, animais e micro-organismos de um habitat, que em conjunto com os meios físico-químico (fatores abióticos) integram um sistema estável. São exemplos de fatores abióticos a temperatura, humidade e luminosidade de um bioma.

 

Os seres estabelecem entre si vária relações, entre diferentes espécies de animais, nomeadamente relações na forma de cadeias alimentares. Consoante o seu lugar na cadeia trófica podem ser: 

-Produtores- Se transformarem matéria inorgânica em matéria orgânica, estes são seres autotróficos

-Consumidores- Se se alimentarem de produtores ou de outros consumidores, estes são heterotróficos

Decompositores- Transformam matéria orgânica em inorgânica. São também seres heterotróficos.

 

 

bottom of page