top of page

Fotossíntese e Quimiosíntese

 

A fotossíntese desenrola-se em duas fases, a fase fotoquímica e a fase química.

 

A fase fotoquímica toma lugar na membrana do tilacoíde, na qual as radiações solares, ao incidirem os fotossistemas perdem eletrões que irão reagir com a molécula de água, quebrando-a. Os eletrões libertados percorrem uma cadeia de acetores e os H+ deslocam-se para o interior do tilacoíde. Esse mesmo fluxo de eletrões cria a energia necessária para converter ADP em ATP. O fotossistema I reencaminhará eletrões para o exterior do tilacoíde, que irá reduzir o NADP em NADPH.

 

A Fáse química desenrrola-se no ciclo de Calvin, no qual o CO2 se combina com a RuBP e origina uma composto com 6 carbonos, que imediatamente dá origem a duas moléculas com 3 carbonos, ou seja, o ácido fosfoglicérido(PGAL). Por cada 12 PGAL criados, 10 são utilizados para sintetizar de novo o RuBP e os outros 2 serão utilizados para formar compostos orgânicos. Para que uma molécula de glicose é necessário que este ciclo ocorra 6 vezes, gastando-se dessa forma 6 CO2, 18 ATP e 12 NADPH.

 

A quimiossíntese decorre da mesma forma mas em vez da fase fotoquímica, dá-se a oxidação de compostos orgânicos, que liberta eletrões e protões.

 

 

 

 

bottom of page