top of page

Filme : Pompeia

 

 Na aula de dia 26 de Janeiro, no ambito das aulas de Biologia e Geologia, foi proposta a visualização do filme "Pompeia". O filme com um elenco bastante conhecido, viria a ser posto a público a 27 de Fevereiro de 2014, realizado por Paul W. S. Anderson. O filme retrata o que possa, hipoteticamente, possa ter acontecido na cidade romana de pompeia, cuja destruição esteve associada a um fenómeno de origem vulcânica, que é foi a principal motivção para o visionamento do filme. 

 

 O filme retrata a vida de um escravo celta, que cresce no seio da cultura romana, que vê o seu destino na arena. Após uma longa viagem da provincia de Britannia, já perto de pompeia, conhece a filha de um abastado comerciante. Milo, o escravo celta, como gladiador já conhecido, em pompeia continua com a sua "carreira". Na noite da chegada de Milo a Pompeia, o vulcão dá os primeiros sinais de que irá entar em erupção. Milo conhece também Atico, um escravo negro, que com mais um combate teria a sua tão desejada liberdade. Entretanto, Cássia recebe um pedido de casamento de Corvos, o senador corrupto que matou a família e o povo de Milo. O pai de Cássia com o intuito de tornar a sua cidade maior, faz um contrato com Corvos, e para celebrar esse contrato organiza jogos na arena, nos quais Milo participa. Durante os jogos o vulcão, que já tinha começado a dar sinais entra em erupção. Com grandes abalos sísmicos, a ejeção de poerias e gases, bombas vulcânicas e por fim uma nuvem ardente. À medida que os espectadores se apercebem do perigo da situação, começam a fugir da arena, em pânico, com o passar do tempo, as pessoas tentam fugir para o porto procurando uma saída de Pompeia. As bombas vulcânicas, rochas projetadas a grande velocidade devastam a cidade e deixam um rasto de morte e destruição. Cássia, presa na sua vê o seu destino mudar radicalmente quando Milo a salva. Conseguindo fugir e reencontrando-se com Atico, Milo percebe que para se conseguir salvar tem de regressar à arena, já que era um dos poucos sítios onde existiam cavalos. Cássia acaba por descobrir que os seus pais tinham morrido, às maõs de Corvos. Corvos consegue fugir com Cássia, mas Milo, numa perseguição e luta heroíca com Corvos consegue fugir com Cássia, que já antevendo a sua morte desmonta do cavalo e manda Cássia seguir, mas esta desobedece-lhe e desmonta também. Os dois são mortos pela nuvem ardente. Sendo o vulcão em causa de tipo peleano, tendo uma lava muito ácida, que escorre pouco, o maior perigo é na verdade a nuvem ardente e as bombas vulcânicas, causadas pela acomulação de gases.

 

O vulcão antes de entrar em erupção dera enumeros sinais, entre os quais pequenos sismos, libertação de gases, entre outros. No decorrer da erupção, sendo o vulcão de Pompeia do tipo peleano verificou-se a expulsão de bombas magmática e de uma nuvem ardente, responsável pela assoladora paisagem de pompeia, com os corpos quase que "fossilizados".

 

O filme, foi sem dúvida alguma intressante, considerando o âmbito da disciplina. O filme parece ser históricamente preciso e assim sendo a recriação bastante bem feita, baseado nos factos encontrados no que resta atulmente de Pompeia. Gostei bastante do filme e com isto um parecer positivo. 

 

 

Bibliografia:

 

http://www.imdb.com/title/tt1921064/?ref_=nv_sr_2

http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/como_elaborar_relatorios.pdf

bottom of page