top of page

Transporte nas Plantas

 

 

Plantas avasculares obtêm água por osmose e nutrientes por difusão simples. Em plantas com sistemas vasculares, o xilema transfere seiva bruta de baixo para cima e o floema transporta produtos das folhas para as restantes zonas da planta.

 

O xilema é responsável pela condução de água em sais minerais, ou seja seiva bruta. É constituído por fibras lenhosas, elementos dos vasos, traqueídos e parênquima lenhoso. Os vasos xilémicos são  os traqueídos e os elementos de vaso. Com a exceção do parênquima lenhoso são células mortas, reenforçadas por celulose. O parênquima lenhoso é um tipo de célula com funções de reserva.

 

O floema é constituído por elementops os tubos crivosos, céluas de companhia, fibras e células parênquimosas. Todas as células são vivas, com exceção das fibras.

 

Para explicar o transporte no xilema existem duas teorias, a teoria da pressão radicular e a teoria da tensão-coesão-adesão.

- A hipótese da pressão radicular dita que a contínua acumulação de sais minerais na raíz permite a entrada de água por osmose, assim cria-se uma pressão osmótica que obriga a seiva a subir.  As pressões osmóticas permitem que a seiva bruta suba nas plantas. O efeito dessa mesma pressão pode ser notado pela perda de água nas folhas. Esta teoria é frágil porque as pressões osmóticas não são suficientemente altas para a seiva bruta chegar a várias dezenas de metros, também porque muitas plantas não têm gutação e por fimmuitas árvores não têm pressão radicular.

 

- A hipótese da tensão-coesão-adesão explica a subida de seiva bruta desde a raíz às folhas. Dita que ao haver uma perda de água por transpiração origina uma sucção. Devido às caractrísticas da água, a coesão permite a subida de água. 

 

 

Para o transporte no floema considera-se a teoria do fluxo de massa.

-Esta teoria dita que a sacarose desloca-se através de vasos crivosos, em favor do gradiente. Depois dá-se transporte ativo para os tubos crivosos, através dos mesófilos. A sacarose por transporte ativo é transportada para outros orgãos. Em seguida a sacarose passa de célula em célula, até ser utilizada e decompsta para criar energia.

 

bottom of page